Leituras Enfeitiçadas em Mangualde

Olá minhas Alfaces,

Tiveram saudades minhas?

Hoje venho falar-vos de algo assustador que aconteceu na cidade de Mangualde.

Todos os anos na noite de 31 de Outubro há uma caminhada com bruxas, monstros, sustos e muitas leituras aterradoras até à Biblioteca Municipal da cidade. Este ano devido ao mau tempo, as leituras, e os sustos foram realizados numa viagem assustadora pelos arquivos assombrados da Biblioteca. #Boo! #VouChuparVosAGasolina

Fui convidada por uma das professoras responsáveis da organização a ler um textinho de Edgar Allen Poe para mais de uma centena de pessoas. #LeiturasEnfeitiçadas

O momento digo-vos que foi mágico (uau…só faltava dizer que foi fofinho…como se o Halloween tivesse algo de fofinho…#AlertaFugaDoJulioDeMatos ), ver aquelas crianças todas deliciadas a ouvir-me de mão dada com os seus pais…é bonito ver que os Mangualde já fizeram deste evento uma tradição, um momento de família.

As Leituras Enfeitiçadas tem como objetivo incentivar as crianças a ler. Resgatar dos baús histórias esquecidas, e claro…resgatar as crianças daquele mundo sedentário dos videojogos e tecnologias.

Adorei, tenho participado todos os anos com várias leituras e de ano para ano o meu carinho por esta iniciativa aumenta. É único ver as crianças empolgadas a olhar para mim com um brilho nos olhos. Ouvirem com a maior atenção do mundo e absorverem cada palavra dita por mim. Mas sabem o que foi melhor? Ouvir um rapaz com cerca de 10 anos que se aproximou de mim aborrecido e que me disse “Vá lê lá isso”…confesso que fiquei triste por dentro…por ver tanta falta de interesse da parte de uma criança. Já que eu com a idade dele devorava livros (coisa que ainda faço). Por ter ouvido aquela frase tão triste daquele menino, enchi os pulmões de ar, li com todo o meu coração e dei o meu melhor. Quando olhei para o menino ele sorriu-me e disse todo entusiasmado ” Que fixe! Foi o melhor que já ouvi! Lês tão bem!”.  Minhas Alfaces, nem imaginam como fiquei feliz!

Apoio estas iniciativas a cem por cento, devemos de criar o bichinho pela leitura às nossas crianças. Incentivá-las a ler mais e a jogar menos. É assustador quando vemos crianças a terem comportamentos tão…sem valores!

Este ano apesar de não ter havido caminhada surpreendeu-me imenso! Acreditem eu caminhava pelos corredores e…toda eu tremia com medo! Estava tão bem conseguido, os cenários tão assustadores, de fazer arrepiar! #DoçuraOuTravessura?

Quem vive perto de Mangualde e não só aconselho a para o ano anotarem nas vossas agendas para na noite do dia 31 de Outubro virem até Mangualde e embarcarem na viagem mais assustadora mas ao mesmo tempo divertida das vossas vidas.

Eu estarei lá para vos receber com leituras enfeitiçadas! #AtrevesTeAVir?

Como já é hábito deixo-vos algumas fotografias. Espero que gostem!

 

Vemos-nos no próximo post.

 

Beijinhos viçosos,

A Alfacinha.

 

 

Comments

  1. Cidália

    Que evento maravilhoso, uma iniciativa fabulosa com certeza! Consegui imaginar a carinha de cada criança ouvindo a sua história. Precisamos que o gosto pela leitura seja estimulado desde cedo para que as crianças adquiram o hábito de ler. Parabéns!!
    Beijos!

  2. Amilton Júnior

    Juntar o útil ao agradável é isso, usar aquilo que chama a atenção das pessoas para motivá-las à cultura e ao conhecimento. Gostei demais desse evento, as pessoas são desinteressadas pela literatura pela falta de incentivo quando crianças, se mudarmos esse cenário colheremos ótimos furtos.
    Abraços! 😊

  3. Luna Amil

    Oi, tudo bem?
    Que iniciativa interessante, acredito que essas pequenas atitudes podem sim gerar uma certa curiosidade nas crianças em relação a leitura, infelizmente aqui na minha cidade no Brasil não temos o hábito de comemorar o halloween, mas acho a data interessante e bonita.

    Beijos da Lua!!

  4. Lucimar da Silva Moreira

    Que máximo esses tipo de evento que incentiva a leitura as crianças, acho esses tipos de eventos muito válido, ver uma criança ler, ver ela interessada em livros isso é simplesmente maravilhoso, precismos sempre desse tipo de inciativa pois ler faz bem, bjs.

  5. Maria José

    Olá!Realmente é uma atitude aplausível!
    Incentivar a leitura para as crianças é preparar elas para um futuro digno em conhecimento e educação,infelizmente está escasso nos dias de hoje,mas nem tudo está perdido,pois através destas atitudes sábias que vocês ajudam no desempenho delas.
    Acredito que foi gratificante para você,pois demonstra muito carinho.Parabéns!
    Excelente postagem!Bjss

  6. cila-leitora voraz

    Oi Alfacinha, sua linda, tudo bem?
    OMG!!!! Eu amei esse evento da sua cidade. Eu adoro Halloween e fico triste, pois não tenho nada parecido como o que vocês fizeram por aqui. Adoraria fazer parte dessa caminhada e me assustar nessa biblioteca. E você lendo nessa escuridão, perfeito!
    beijinhos.
    cila.

  7. Paula Cardoso

    Olá Alfacinha.
    Adorei o teu post e estou 100% de acordo. Temos que incentivar as crianças a ler. Tirá-las do cedentarismo dos vídeojogos. Puxar pela sua imaginação. Estes projetos são indispensáveis nesta luta. Não conhecia. Não sabia que Mangualde tinha esta tradição, mas aplaudo de pé e aplaudo-te também a ti por fazer parte.
    Um beijinho e até ao próximo post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *