Round 1: Secundário vs. Universidade

Olá minhas Alfaces!

Como têm estado? Eu, confesso que, ando a mil à hora! #NonStop Estou envolvida em imensos projectos que têm requerido alguma dedicação da minha parte e prometo-vos que irei contar-vos tudo aqui no blog. Contudo se ficaram curiosos já sabem que podem seguir aqui a Alfacinha no Instagram (@aalfacinha01).

Quanto ao post de hoje ele surgiu de uma ideia entre mim e a minha querida Beatriz Matos, autora do blog Diamond, a meio de uma conversa ” E se fizéssemos um post em parceria?” . Tanto andámos que finalmente decidimos o tema! Secundário contra a Universidade/Ensino Superior! Ela desafiou-me a responder a algumas questões e a falar da minha experiência enquanto universitária…ou como caloira como lhe queiram chamar.

Entrei na minha primeira opção (#PalmasParaMim #EstouABrincar) em Comunicação Social. Confesso-vos que uns dias antes de começarem as aulas eu andava completamente a pifar e a deprimir com os nervos. Será que me vou integrar bem? Será que o curso é acessível? Eram tantas as questões que…fui para o primeiro dia de aulas completamente a tremer.

No dia 17 de setembro, segunda-feira, houve praxe. Reunimo-nos todos por curso e eis que…eu no meu maior nervosismo me dirigi a duas raparigas e disse “São de Comunicação Social? Eu sou a Margarida e sou da turma B. E vocês?”. Bem…escusado será dizer que as duas raparigas foram super queridas comigo e passámos o resto da praxe juntas e a conversar. Devo de vos dizer que tanto a minha querida Tina como a Pi são das pessoas mais doces e loucas que já conheci. A praxe foi simples mas do melhor que houve deu para conhecer as pessoas do meu curso e…para conhecer a minha futura companheira de mesa e de várias gargalhadas.

Praxe que é praxe…fizeram-nos empurrar um carvalho centenário enquanto gritávamos ” Cai”…escusado será dizer que…o dito cujo nem uma folhinha para satisfação pessoal deixou cair! #Shame Os Superiores foram super queridos que até lanche nos deram! Malta isto não é para qualquer um!

Quanto ao curso em si, tenho adorado cada Unidade Curricular. É um curso bastante prático ( o que para mim é ótimo já que detesto muitas teorias!) inclusive já me sinto uma Spielberg por já andar a fazer pequenos vídeos! O ambiente na escola é espetacular, bastante acolhedor.

E digo-vos que a minha turma…parece uma alcateia…aonde um vai…vão todos nem que seja para a palhaçada!

Existem diferenças como é óbvio para o Secundário. E a maturidade é uma delas! Os professores falam para vocês de uma forma mais tranquila, mais aberta, sempre prontos para vos ajudar em tudo. Os próprios funcionários tratam-nos com carinho. E…malta pára tudo!! Há papel higiénico na casa de banho!!! #ThugLife

Sinceramente…é trabalhoso até porque há segunda semana já estou atulhada em trabalhos mas tem sido fantástico. Não me arrependo de ter colocado quer a escola, quer o curso em primeira opção! #ComunicaçãoSocialÉVida

Indo agora para as questões da Beatriz devo de vos dizer que…deu que pensar!

Preparados e curiosos? Sim? Vamos lá!

1- Agora que iniciaste uma nova aventura na tua vida, conta-nos  como foi a tua escolha? Como soubeste que era esse o curso que querias ?

Bem…não foi fácil. Inicialmente, queria Medicina até porque fui para Ciências no 10ºano. Contudo, acabei por trocar para Humanidades. Percebi que apesar de ter um grande interesse e fascínio pela área da Saúde, não tinha estômago para aquilo. Foi então que, numa atuação minha num evento me deu luz para um novo caminho. A sensação de que o palco era o meu porto seguro e que com um microfone na mão enquanto falava para centenas de pessoas conseguia ser eu mesma. Foi aí que percebi que Comunicação Social era o meu mundo.

2- Fala-nos um pouco dos teus objectivos com o curso?

Quero especializar-me em Jornalismo de Investigação. Sou fascinada pela parte do Jornalismo Criminal pelo que também será um dos meus objetivos.

3- Como está a ser os primeiros dias ? As pessoas ? As praxes ?

Como disse anteriormente, os dias são longos (o mais comprido é à quarta que saio às 20 horas), as pessoas espetaculares pelo menos o meu grupo de colegas é do melhor. As praxes…ainda não fui a muitas devido às horas a que são realizadas mas, no geral são divertidas ajudam mesmo a integrar-te quer no curso, quer com o pessoal que faz parte dele. Contei-vos mais acima que, foi nas praxes que conheci três raparigas maravilhosas!

4- Como tal, sigo o teu trabalho no blogue , como tens conseguido manter-te organizada?

Nem eu sei! Estou a brincar! É ter tudo o que quero partilhar com vocês apontado numa agenda. Organizar os trabalhos que tenho para entregar por datas e ir fazendo à medida que os vão solicitando. Criar um horário para fazer tudo isto e segui-lo é a chave para não me baralhar com tudo isto.

E já agora muito obrigada por seguires o meu trabalho aqui no blogue, devo de dizer que o teu sucesso tem sido bastante notório.

5- Qual é o teu método de estudo para este ano ?

Estar atenta nas aulas. Ler os documentos que os professores nos disponibilizam na plataforma. Retirar ideias e fazer alguns apontamentos será o meu método.

6- Eu como muitos outros estudantes iniciaram a aventura no 12ºano .. Após iniciares a universidade o que nos tens a falar sobre o teu 12ºano?

Malta, aproveitem o 12ºano. Se vocês se aplicarem (sem exagerar) e estiverem atentos nas aulas, acabam com uma perna às costas e com uma boa média. Acreditem aproveitem bem esta fase porque por uma décima podem não entrar na universidade que desejam.

Claro que nem tudo se resume ao estudo! Aproveitem os saraus e os bailes de finalista! Porque malta?! Estão no último ano do Ensino Obrigatório!!

 

Agradeço mais uma vez à Beatriz por ter alinhado comigo na criação deste post. Espero que tenham gostado.

Qualquer dúvida já sabem que podem partilhar connosco.

Deixo-vos aqui uma hiperligação  para o post da Beatriz ” Secundário vs. Universidade” 

Vemos-nos no próximo post!

Beijinhos,

A Alfacinha

Comments

  1. Mariana Madureira

    Gostei imenso de ler o que escreveste! E sim os professores são muito simpáticos, sempre prontos a ajudar, algo que me surpreendeu pois estavam, constantemente, sempre a dizer… “Quando forem para a universidade vão ver! Os professores não querem saber de nada nem de vocês”. Uma surpresa maravilhosa descobrir que é ao contrário!

    Blog: http://bolacha-mariaa.blogspot.com/
    Projeto: http://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.com/

  2. Beatriz matos

    Olá minha lindona
    Finalmente saiu e posso dizer como sempre digo que estou muito muito orgulhosa de ti, e de onde chegaste. Apesar de tudo , estou cá sempre para ajudar-te quando te apetecer pifar de novo ehehe.
    Tu és corajosa lindona e apesar de tudo foca-te no que desejas de momento e torna-te uma finalista em comunicação social. Deixa-me mais orgulhosa ainda okay? (Olha que estou á espera)

    E desde já muito muito obrigada por teres aceite fazer este post em colaboração comigo, sabe sempre bem fazer algo contigo pois ajudaste-me desde inicio. Muito obrigada novamente. E espero que toda a gente goste dos posts nos blogues.

    Um beijinho grande

  3. Amilton Júnior

    O primeiro dia na faculdade é mesmo cheio de tantas ansiedades que não sabemos se vamos sobreviver. Mas no final da tudo certo. Gostei muito da sua história e quando vi que seu desejo para o futuro é o Jornalismo Investigativo fiquei muito espantado, admiro muito essa área. Desejo uma excelente sorte!
    Abraços! 😊

  4. Loriene

    Amei ler suas respostas e conhecer um pouco da sua rotina, deve dar muita ansiedade mesmo iniciar na faculdade até me lembrei da ansiedade do primeiro dia de aula na escola, agora imagina na faculdade!

  5. Kira

    Ótimo post! É bem bacana ver quando dividem m tópicos/perguntas para falar de um assunto e acho bem interessante a forma com que se expressa aqui no blog, é como uma boa conversa não é mesmo? Seu blog tem um estilo próximo ao leitor, acho isso bem legal.

    Beijos!

  6. Madalena Maia

    Primeiro que tudo parabéns por teres entrado onde querias 🙂

    Eu não tive tanta “sorte” pois o curso que queria só havia num sitio em Portugal e por azar nesse ano não abriu (psicologia desportiva) mas não faz mal, esoclhi Marketing e publicidade (sim tudo a ver) e não podia estar mais feliz. É muito prático e deu-me uma prespectiva diferente das coisas. A entrada na faculdade foi tal como a tua: cheia de nervos, o que se ia passar, se me ia adaapar e olha… não podia estar mais feliz. As praxes então, nem se fala, a veterania sempre acessível, nunca nos trataram mal antes pelo contrário. Sempre que precisavamos de algo eles estavam lá, mesmo após as praxes acabarem! Eu já acabei, já sou licenciada mas parece-me que voltarei em breve 🙂

    Muito boa sorte no curso 🙂

    Um beijinho grande,
    piquimads

    piquimads.blogspot.pt

  7. Evandro

    Legal a ideia de criar esse post juntos. Realmente muda muito o clima do secundário para a universidade, mas a maioria das mudanças são para melhor. Sabemos que temos que ter mais responsabilidades, ninguém ficará pegando em nosso pé, mas isso faz parte do amadurecimento. Você deu sorte de conhecer essas duas pessoas incríveis logo no início.

  8. Eloani Iana Bach

    Parabens por conseguir o curso que queria, achei interessante essa”tag/brincadeira” que vocês fizeram.

  9. Daniela Santos

    Ainda bem que corre tudo ás mil maravilhas, que está habituar-te e que está a ser fantástico! É uma experiência única, por isso aproveita bem 😀
    Vai fazendo uns updates desta nova fase, vou gostar de ler 😀

    Beijinhos

  10. Thayama

    Oi, Alfacinha! Tudo bom?
    Então, adorei ler o seu post e ver o seu ponto de vista a respeito desses dois momentos tão decisivos e únicos em nossas vidas. Eu terminei a faculdade de Publicidade a 2 anos (completos recentemente) , e realmente foi outro mundo pra mim; cheio de surpresas e decisões. Mas, muito feliz porque foi o caminho que eu escolhi trilhar.

    Espero que você siga trilhando seu caminho naquilo que escolheste e que tenha muito sucesso. Não lhe conheço, mas estarei torcendo por ti!

    Beijão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *